quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Segundo dia do projeto: Passeio de catamarã, Piranhas/Xingó

 Os principais destinos do dia foram a usina Xingó, o passeio de catamarã que levou até paraíso talhado ou porto de Brogodó.
A Usina de Xingó está instalada no São Francisco, principal rio da região nordestina com área de drenagem de 609.386 km2 , bacia hidrográfica  da ordem de 630.000 km2, com extensão de 3.200 km, desde sua nascente, na Serra da Canastra, em Minas Gerais.


Usina Xingó


A travessia de catamarã até o porto de Brogodó

 O paraíso do talhado (ou porto de Brogodó) fica no cânion de Xingó  por onde passa o rio São Francisco. Ficando próximo a Canindé do São Francisco, Sergipe.
Uma das boas formas de conhecer o Cânion do Rio São Francisco é através do passeio nas águas represadas do rio de catamarã que tem como um dos pontos de saída o bar e restaurante flutuante Karranca’s. Durante o passeio vão sendo apresentadas, dentre outras informações dadas pelo guia local, o Morro dos Macacos e formações rochosas interessantes como a Pedra do Gavião e a Pedra do Japonês, o Paraíso do Talhado. É certo que, dependendo do ponto de vista e da imaginação do visitante, nem sempre a denominação condiz com a representação mental (para o observador que vos escreve, por exemplo, a Pedra do Japonês teria, como alcunha mais adequada Pedra do Ferro de Passar).

Paraíso do talhado ou Porto de Brogodó

Usina Xingó

Vista privilegiada para quem faz o passeio de barco, São Francisco.

0 comentários: